<Ímpar 5 Par 5> [em]caixa Izabela Bombo AD da capa: A capa foi impressa em vermelho sobre papelão pardo. No centro está escrito [em]caixa. O trocadilho foi construído a partir da partícula “em” entre colchetes seguida de “caixa”, tudo em letras minúsculas. No rodapé, o nome da autora: Izabela Bombo. Fim da AD.

Originalmente as páginas deste livro são dobradas em sanfona e os textos e ilustrações vão se apresentando na medida em que a sanfona se abre, formando uma faixa horizontal onde está impressa a obra. Todas as ilustrações foram feitas em aquarela com finalização digital. No verso do livro-sanfona há uma ilustração contínua, de um varal de corda vermelha onde estão pendurados com pregadores de madeira: um par de meias, uma camiseta, uma calcinha, um sutiã, uma regata, um maiô, um vestido, um suéter, uma jardineira, um top, meias longas, um short, uma saia rodada, uma camisa de mangas longas, uma bolsa, um avental, uma jaqueta, um boné, um guarda-chuva, uma calça, um par de tênis, outra camiseta, outro suéter e um par de patins. Todas as peças de cor vermelha.

O texto linearizado para braille será apresentado em 2 versões: a primeira traz o texto do livro e a segunda o mesmo texto, com audiodescrição intercalada.

[em]caixa -- Texto sem audiodescrição por muito tempo, guardei partes de mim. partes que pareciam não ter espaço para ser ameaçadoras demais. assustadoras demais. guardei no lugar, entraram coisas que não eram minhas. enquanto, aqui dentro, caixas e caixas de mim. desmoronei.

me transbordei de mim. vi que ainda me servia. Fim

[em]caixa -- Texto com audiodescrição intercalada por muito tempo, guardei partes de mim. AD: uma caixa de papelão pardo quadrada e fechada. Fim da AD. partes que pareciam não ter espaço para ser AD: um pequeno conjunto preto de mesa e 3 cadeiras. No lado direito, uma grande cadeira vermelha, desproporcional em tamanho. Fim da AD. ameaçadoras demais. assustadoras demais. AD: a caixa de papelão se mostra de forma mais

aproximada para evidenciar a palavra “perigo” em letras vermelhas e maiúsculas impressa em sua superfície. Fim da AD. guardei. AD: caixas empilhadas. Algumas estão sobre um banquinho vermelho. Sobre elas, outros objetos vermelhos: caneca, boné, agenda, livro, uma cadeira de ponta-cabeça, um pedestal com um casaco pendurado e uma mochila no chão. Fim da AD. no lugar, AD: um cabideiro de cor vermelha. Fim da AD. entraram coisas que não eram minhas.

AD: o mesmo cabideiro de cor vermelha, agora com casaco, chapéu, pochete, cinto e cachecol pendurados, todos na cor preta. Fim da AD. enquanto, aqui dentro, caixas e caixas de mim. desmoronei. me transbordei de mim. AD: um grande amontoado de caixas de papelão pardo, mesclado a diversos objetos vermelhos: caneca, pote com pincéis, borrifador, rádio, almofada, cadeiras, estatueta, um cacto, livros, escada de madeira, cofre de porquinho, urso de pelúcia, roupas, guarda-chuva, molduras, bicicleta, teclado, cabideiro, bolsas, skate, máquina de costura, taça,

luminária, fones, violão, chaleira, arquivo, vitrola, planta, ventilador, telefone, relógio, abajur. As caixas e objetos empilhados delineiam a silhueta de uma montanha que vai aos poucos desmoronando. À direita deste amontoado, ao pé da montanha de caixas e objetos, uma moça de roupa preta está agachada junto a uma caixa caída e aberta e confere um casaco vermelho que está ali no chão. Ela é branca e tem cabelos ondulados, pretos, de franja, na altura do queixo. Fim da AD. vi que ainda me servia. AD: de costas, vista até a linha dos quadris, a moça aparece vestida com o casaco vermelho. Fim da AD.

Sobre a autora Izabela Bombo nasceu em Londrina (1992) e cresceu em Maringá. É artista ilustradora e "[em]caixa" é sua primeira publicação solo. Instagram: @izabombo Uma realização: Prefeitura Municipal e Secretaria de Cultura de Maringá. Produzido com verba de incentivo à cultura Lei Municipal de Maringá n.o 11200/2020 Prêmio Aniceto Matti.

Ficha catalográfica Texto, ilustrações e projeto gráfico Izabela Bombo Assessoria editorial e comunicação Jéssica Cafisso Revisão textual Roberta Villibor Copyright `(C`) Izabela Bombo Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser utilizada ou reproduzida -- em qualquer meio ou forma, seja mecânico ou eletrônico, fotocópia, etc -- nem apropriada ou estocada em sistema de banco de dados sem a expressa autorização da autora.

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) :::::::::::::::::::::::::::::: B681e Bombo, Izabela [em]caixa / izabela bombo [texto e ilustrações] -- Maringá, PR: Ed. da Autora, 2024. 1 v.: il. color. ISBN 9786599021503 Prêmio Aniceto Matti 1. Artes gráficas -- Brasil. 2. Desenhos -- Brasil. 3. Poesia brasileira. I. Título CDD 21. ed. 741.#iha :::::::::::::::::::::::::::::: Vanessa de S. Pianovski -- CRB 9/1804